domingo, 2 de outubro de 2016

SANTA MISSA NA IGREJA DA IMACULADA

SANTA MISSA NA IGREJA DA IMACULADA
HOMILIA DO SANTO PADRE
Centro salesiano-Baku
Domingo, 2 de outubro de 2016


A palavra de Deus mostra-nos os aspectos essenciais da vida cristã, hoje, que são dois: e serviço. Falando de fé, são abordados dois pedidos especiais de Deus.
O primeiro é que o profeta Habacuc, pedia a Deus para intervir e restabelecer a justiça e paz que homens têm quebrado com violência, brigas e contendas: "quanto tempo, ó Senhor, ele diz, vou pedir ajuda e não ser atendido?» (Ab 1,2). Deus, respondendo-nos, não intervém directamente, não resolve a situação de forma abrupta, não está presente à força. Pelo contrário, convida-o a esperar pacientemente, sem nunca perder a esperança; sobretudo, salienta a importância da . Porque o homem viverá pela sua fé (cf. Ab 2,4). Assim Deus faz connosco também: não assegura os nossos desejos de mudar o mundo e os outros imediatamente e continuamente, mas acima de tudo visa curar o coração, o meu coração, o teu coração, o coração de cada um; Deus muda o mundo, mudando os nossos corações e Ele não pode fazer isto sem nós. O senhor deseja, de facto, que abramos a porta do coração, a fim de poder entrar nas nossas vidas. E esta abertura para Ele, esta confiança n’Ele é precisamente "a vitória que venceu o mundo: a nossa fé" (1 Jo 5,4). Porque, quando Deus encontra um coração aberto e confiante, pode realizar maravilhas.
Mas ter fé, uma fé viva, não é fácil e então surge o segundo pedido, aquele que, no Evangelho, os apóstolos fazem ao Senhor, “Aumenta a nossa fé! " (Lc 17,6). É um bom pedido, uma oração que nós também podemos endereçar a Deus todos os dias. Mas a resposta divina é surpreendente e mesmo assim fica o pedido: "se tivesses fé...” É Ele que nos pede para termos fé. Porque a fé, que é um dom de Deus, deve sempre ser pedida e também cultivada da nossa parte. Não é uma força mágica que desce do céu, não um "dote" que se recebe uma vez para sempre e nem mesmo é um superpoder que serve para resolver os problemas da vida. Porque uma fé útil para satisfazer as nossas necessidades seria uma fé egoísta, toda centrada em nós. A não deve ser confundida com o estar bem ou sentir-se bem, com o ser confortado no ânimo porque temos um pouco de paz no coração. A fé é o fio de ouro que nos une ao Senhor, a pura alegria de estar com Ele, de estar unido a Ele; é o dom que vale a vida inteira, mas que dá frutos, se fizermos a nossa parte.
E qual é a nossa parte? Jesus Cristo faz-nos perceber que é o serviço. No Evangelho, de facto, o Senhor faz imediatamente às palavras sobre o poder da fé seguir aquelas palavras do serviço. Fé e serviço não podem ser separados, na verdade estão intimamente ligados, atados, juntos. Para me explicar, gostaria de usar uma imagem para vós muito familiar, que é a de um lindo tapete: os vossos tapetes são autênticas obras de arte e provêm de uma história muito antiga. Mesmo a vida cristã de cada um de vós vem de longe; é um dom que recebemos na Igreja e que vem do coração de Deus, nosso Pai, que quer fazer de cada um de nós uma obra-prima da criação e da história. Cada tapete, como bem sabem, é todo tecido de acordo com a urdidura e a trama; só com esta estrutura, o conjunto resulta bem composto e harmonioso. Assim é com a vida cristã: vai sendo todos os dias pacientemente tecida numa trama e urdidura bem definidas: a trama da fé e a urdidura do serviço. Quando a fé se liga ao serviço, o coração permanece aberto e jovem e se expande a fazer o bem. Então a fé, como Jesus Cristo diz no Evangelho, torna-se poderosa, faz maravilhas. Para caminharmos por esta estrada, agora madura e tornada forte, a condição é manter-se sempre a unida ao serviço.
Mas o que é o serviço? Podemos pensar que consiste apenas em ser fiel às suas funções ou fazer boas obras. Mas para Jesus Cristo é muito mais do que isso. No Evangelho de hoje, Ele nos pede, mesmo com palavras muito fortes, radicais, uma disponibilidade total, uma vida totalmente disponível, sem cálculo e sem ajuda. Porque é Jesus Cristo tão exigente? Porque Ele nos amou assim, sendo nosso servidor "até ao fim" (Jo 13,1), vindo "para servir e dar a Sua vida" (Mc 10,45). E isto acontece todas as vezes que celebramos a Eucaristia: o Senhor está no meio de nós e, portanto nós podemos oferecer-nos para servi-lo e amá-lo. É sempre Ele que nos precede, servindo-nos e amando-nos mais do que podemos imaginar e merecer. Ele nos dá a Sua própria vida. E convida-nos a imitá-lo, dizendo "se alguém me quiser servir, siga-me" (Jo 12,26).
Portanto, não somos chamados a servir apenas para obter uma recompensa, mas para imitar Jesus Cristo que se tornou nosso servidor por Amor. E não somos chamados para servir a cada momento, mas para viver servindo. O serviço é então um estilo de vida que engloba em si todo o estilo de vida cristão: servir a Deus na adoração e na oração; estar aberto e disponível; amar concretamente o próximo; esforçar-se ansiosamente para o bem comum.
Não faltam para os crentes as tentações que nos levam para longe do estilo de serviço e acabam por tornar a vida sem serviço. Aqui também podemos destacar duas: uma é deixar arrefecer o coração. Um coração morno fecha-se numa vida preguiçosa e sufoca o fogo do Amor. Quem é tépido, vive para satisfazer uma vida confortável, que nunca está o suficiente e nunca está satisfeito; gradualmente acaba por se conformar com uma vida de mediocridade. O tépido reserva a Deus e aos outros "percentagens" do seu tempo e do seu coração sem nunca exagerar, tentando sempre desviar-se. Assim a sua vida perde sabor: torna-se como um chá que foi muito bom, mas que, depois de arrefecido, já não se consegue beber. No entanto, estou convencido de que vós, olhando para os exemplos daqueles que vos precedem na fé, não vão deixar arrefecer o coração. Toda a Igreja que tem por vós uma simpatia especial, vos olha e incentiva: sois um pequeno rebanho tão precioso aos olhos de Deus!
Uma segunda tentação, na qual se pode cair não porque se é passivo, mas porque se é "muito activo": a do pensar dos mestres, ocupados apenas para ganhar crédito e ser alguém. Assim o serviço torna-se um meio, não um fim porque o fim é alcançar o prestígio; em seguida, vem o poder, o desejo de ser grande. «Entre vós - recorda Jesus Cristo a todos nós – não seja assim: mas quem quiser tornar-se grande entre vós, faça-se vosso servidor "(Mt 20,26). Assim se edifica e embeleza a Igreja. Retomo a imagem do tapete, aplicando-a à vossa bela Comunidade: cada um de vós é como um lindo fio de seda, mas apenas se estiverem bem entrançados os fios individuais se pode criar uma bela composição; sozinhos, não se consegue. Permaneçam sempre unidos, vivendo humildemente em caridade e alegria; o Senhor que cria harmonia nas diferenças, cuidará de vós.
Que nos ajude a intercessão da Imaculada Virgem e dos Santos, especialmente de Santa Teresa de Calcutá, cujos frutos de fé e serviço estão no meio de vós. Acolhamos algumas das suas palavras maravilhosas que resumem a mensagem de hoje: "o fruto da fé é o Amor. O fruto do amor é o Serviço. O fruto do serviço é a Paz» (O Caminho Simples, introdução).


© Copyright-Libreria Editrice Vaticana



http://goo.gl/RSVXh5        portal da Confraria Bolos D. Rodrigo

 

Os meus filmes

1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv           http://www.youtube.com/watch?v=NtaRei5qj9M&feature=youtu.be
2.º – O Cemitério de Lagos
3.º – Lagos e a sua Costa Dourada
4.º – Natal de 2012
5.º – Tempo de Poesia

Os meus blogues

--------------------------------------------
Os meus filmes
1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv           http://www.youtube.com/watch?v=NtaRei5qj9M&feature=youtu.be
2.º – O Cemitério de Lagos
3.º – Lagos e a sua Costa Dourada
http://www.algarvehistoriacultura.blogspot.pt              sobre o ALGARVE

http://www.passo-a-rezar.net/       meditações cristãs
http://www.descubriter.com/pt/             Rota Europeia dos Descobrimentos
http://www.psd.pt/ Homepage - “Povo Livre” - Arquivo - PDF
http://www.radiosim.pt/        18,30h – terço todos os dias
(livros, música, postais, … cristãos)
http://www.livestream.com/stantonius         16h20 – terço;  17h00 – missa  (hora de Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário